No próximo domingo (14/05), comemoraremos em todo o país o Dia das Mães.

Para o SINASEFE, esta data é uma oportunidade para homenagear todas e para ressaltar duas das muitas faces do papel social da mulher: trabalhadora e mãe.

Como trabalhadora, vários são os desafios que se impõem no mercado de trabalho atual, pois a mulher tem que disputar os espaços com os homens, garantir a sobrevivência da família e muitas vezes manter o lar sozinha.

Como demonstram as estatísticas, os salários das mulheres é 33% menor que os dos homens (para trabalhos numa mesma função), comprovando uma conjuntura que fragiliza as mulheres mães, principalmente as negras, que por conta de discriminações históricas e de um racismo estrutural, muitas vezes não conseguem alcançar melhores postos de trabalho.

O PL 1085/2023, assinado pela Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que visa garantir o pagamento pelo empregador de salários iguais para homens e mulheres que exerçam a mesma função, é uma importante iniciativa para acabar com essa desigualdade salarial injustificável. Ele foi recentemente aprovado pela Câmara Federal e agora precisa ser aprovado pelo Senado.

Como mãe, a mulher dos dias de hoje tem o seu lado meigo, dedicado, amoroso e afetivo. Com ele consegue impactar a sociedade através da formação, da educação, do cuidado e da atenção à família, que é elo fundamental que traz em seu bojo a continuação da espécie humana.

Essas duas vertentes da personalidade feminina (que ainda possui muitas outras vertentes além delas) se unem em uma missão árdua e por vezes cansativa, mas que revela o imenso poder de superação de combate à adversidade, de ultrapassar os limites para construir uma sociedade rica em valores e princípios norteadores da formação de cidadãos livres, críticos, conscientes, questionadores e vitoriosos.

A história nos mostra que trabalhadoras mães, nos séculos passados, começaram a integrar a mão de obra feminina na indústria, com as sacrificantes (para não dizer inexistentes) condições de trabalho: jornadas longas, ambientes insalubres e perigosos que eram motivos de protestos contínuos por uma enorme massa de mulheres – mães e trabalhadoras!

Foi esse desrespeito à condição das mulheres que levou à luta por melhorias nas condições de trabalho e fez crescer no cenário mundial a presença delas nas mais diversas profissões, sem nunca ser suposta a possibilidade de descarte da função familiar.

Foi assim que surgiram as grandes líderes femininas da classe trabalhadora, nas quais se inserem as trabalhadoras da Rede Federal de Educação, que no seu agir diário agregam suas habilidades laborais à delicada tarefa de ser mãe e contribuir para o avanço da sociedade.

O SINASEFE aproveita esta oportunidade para homenagear todas as mães trabalhadoras, todas as mulheres que souberam e sabem ocupar e fazer a diferença em um mundo cada vez mais desafiante.

À todas um feliz Dia das Mães!

SEM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *